terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O que são as Wiki's e quais as suas vantagens?


O termo wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) é utilizado para identificar um tipo específico de colecção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo.
O termo "Wiki wiki" significa "super-rápido" no idioma havaiano. Já em maori Wiki significa "fim-de-semana". É também a forma diminutiva de Wikitoria, versão Maori do popular nome cristão Victoria.


Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo permite a edição colectiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. A maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. Nem o registo de utilizadores é obrigatório em todos os wikis.


Wiki (com um 'W' maiúsculo) e WikiWikiWeb são por vezes usados para se referir ao Portland Pattern Repository, primeiro wiki; os proponentes desta utilização sugerem a utilização de um 'w' minúsculo para distinguir o conceito. Porém, a utilização de diferenciação através de tipos maiúsculos e minúsculos é problemática em função deste tipo de uso não ser aceito nas linguagens humanas, ou melhor, não e perceptível na linguagem oral.

As Wikis permitem portanto um trabalho colectivo e colaborativo, sendo uma mais-valia para toda uma comunidade de ensino/aprendizagem.
O exemplo mais conhecido de uma Wiki, é o Wikipedia: www.wikipedia.org

Sem comentários: