quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Análise do Plano Tecnológico, sob a óptica de um educador tradicional


Analisando o Plano Tecnologico, na perpectiva de um educador tradicional, penso que o mesmo se tornará assustador.

Para um educador tradicional, cuja forma de trabalhar nunca passou pelo uso das novas tecnologias, ver-se derrepente como que "obrigado" a fazê-lo, é de todo uma tarefa complicada.

O educador tradicional, no geral, e pela minha experiência, acaba por criar sempre alguma resistência à modernização, uma vez que isso também implica muitas vezes um grande esforço intelectual da sua parte.

A criação de novos habitos e metodos de trabalho, pode deixar o educador tradicional mais fragilizado perante um contexto de sala de aula, uma vez que não estará tão à vontade, como estaria no seu antigo metodo tradicional.

Sob o ponto de vista de um educador tradicional, e analisando o site do PTE, considero que o mesmo tem os seguintes aspectos positivos:

- modernização do parque informático das escolas, o que torna os processos escolares mais rapidos e simplificados;

- preparar desde cedo os alunos para as novas tecnologias, para que saibam cada vez melhor lidar com elas, uma vez que definitivamente, vieram para ficar, de uma forma dinâmica e em constante modernização;

- disponibilização de equipamento tecnológico a preços acessiveis à generalidade da população educacional.

No que concerne aos aspectos negativos considero que:

- existe uma tentativa de implementação bastante rápida, que não tem em conta as dificuldades dos utilizadores mais enraizados em metodos analógicos;

- falta de formação especifica aos meio envolvido (professores, auxiliares, alunos, etc) para a implementação do PTE;

- complexidade e burocracia na implementação de alguns processos.

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